HomeHome  |  ContactoContacto  |  LoginLogin
23 Agosto 2014 | 07:46 PM
Facebook Twitter  Español  |  English  |  Português
    
      
Imprimir
Twitter
Facebook

Comercio Exterior

Siscomex Importação - Perfil Importador 
"O Serpro, por intermédio de uma Unidade de Negócios específica - a Superintendência de Negócios Comércio Exterior - SUNCE, presta serviços de tecnologia da informação aos órgãos do Governo Federal e demais intervenientes do processo de Comércio Exterior brasileiro.

Neste segmento, seus principais clientes são a Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda e a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Com isto o Serpro atua no atendimento de um importante segmento da iniciativa privada que congrega a comunidade de comércio exterior do Brasil, segmento da sociedade brasileira diretamente relacionado à condução da política econômica do país. Estas características definem como pré-requisito para o Serpro uma série de habilidades especiais, principalmente devido aos avanços tecnológicos no que diz respeito à conectividade e configuração de ambientes operacionais e instalação de softwares em estações de trabalho, além de todos os demais aspectos tecnológicos envolvidos. Outra característica particular da prestação de serviços neste segmento é o atendimento, para os mesmos serviços, de órgãos distintos do Governo Federal, além dos clientes contratantes+ SRF e SECEX-MDIC, dentre eles a Câmara de Comércio Exterior - CAMEX, o Banco Central, o Banco do Brasil, diversos órgãos anuentes ( instituições públicas cuja autorização é necessária para viabilizar algumas operações de Comércio Exterior ) e órgãos de Governo ligados à importação.

Neste contexto, o Serpro participa de trabalhos em organismos internacionais, como membro das comissões brasileiras que discutem a condução do comércio internacional, assessorando os órgãos do governo brasileiro que são seus clientes.

Essas e outras características definem a necessidade de tratamento diferenciado dos serviços e requerem habilidades específicas para o atendimento multi-órgãos, bem como a qualificação de profissionais especialistas nos assuntos Comércio Exterior e Consultoria Internacional.

Os principais serviços prestados a este segmento de mercado são: assessoria aos clientes na solução de problemas, consultoria em tecnologia da informação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de Comércio Exterior, suporte técnico operacional aos usuários, administração de redes locais e administração de recursos técnicos necessários à produção dos serviços.

Os sistemas produzidos fazem parte da chamada "família SISCOMEX". O SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior (Importação e Exportação) - atende mais de 54 mil usuários da iniciativa pública e privada entre órgãos do governo, exportadores, importadores, despachantes aduaneiros, transportadores e depositários. Estes sistemas são diretamente responsáveis pela modernização do controle aduaneiro no país e pela redução do "custo Brasil", relacionado à atividade de Comércio Exterior, permitindo também um processo mais ágil e confiável de tomada de decisão governamental, baseado em informações estatísticas e gerenciais, abrangendo diversas áreas de interesse, tais como a apuração da balança comercial brasileira.

O SISCOMEX tornou-se um referencial de excelência inclusive para o exterior, o que pode ser comprovado no interesse pelo sistema, manifestado por diversos países, tais como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Panamá, Guatemala e Bolívia. Especialmente para Cuba, o Serpro está atuando, juntamente com a Secretaria da Receita Federal brasileira, em serviços de desenvolvimento de sistemas na área aduaneira e assessoria em tecnologia da informação.

O Serpro atua também no mercado externo, produzindo o acervo da Legislação Brasileira de Comércio Exterior em CD-ROM para divulgação aos países da Associação Latino-Americana de Integração - ALADI. Além disso fornece informações estatísticas e de legislação sobre o Comércio Exterior brasileiro ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, para integrarem a base de dados da Associação de Livre Comércio das Américas - ALCA, que é consultada por seus países membros.

Para melhor atender aos clientes e usuários destes serviços o Serpro está presente nas dependências das principais alfândegas do país, proporcionando um diferencial de qualidade no atendimento.

O atendimento aos clientes e usuários envolve centenas de profissionais altamente capacitados, para atuar de acordo com os principais requisitos dos clientes: segurança, alta disponibilidade, rapidez de atendimento e confiabilidade e integridade dos serviços produzidos.

O alto nível de qualidade dos serviços do Serpro vem sendo constantemente reconhecido por meio de diversas manifestações, verbais e por escrito, dos clientes e usuários, registrando a satisfação com os serviços do Serpro no segmento Comércio Exterior. Além disso, objetivamente, o Serpro recebeu do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio - MDIC e da Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB, o Prêmio Destaque em Comércio Exterior 1997 - Categoria Serviços.

Internamente, a área responsável pelo atendimento ao segmento recebeu, ainda, o Certificado de Reconhecimento ao Mérito em Projeto Inovador, outorgado pela área de Inovação e Melhoria Contínua do Serpro e o Prêmio Evolução em 1997, no Prêmio Serpro da Qualidade, certame organizado nas mesmas bases e parâmetros do Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ."
© 2014 - RedGealc.org
Home  |  Contacto  |  Login
Rss
Twitter
Facebook