HomeHome  |  ContactoContacto  |  LoginLogin
25 Setiembre 2017 | 01:55 PM
Facebook Twitter  Español  |  English  |  Português
    
      
Imprimir
Twitter
Facebook
Software público   |   Noticias Brasil   |   Por: usuario.senatics

Cooperación horizontal Brasil-Bolivia (02-02-2015)

Software público y datos abiertos

Cooperación horizontal Brasil-Bolivia
Los días 27 y 28 de enero, técnicos de la Secretaría de Logística y Tecnología de la Información del Ministerio de Planeamiento de Brasil (SLTI/MP) recibieron a una delegación del gobierno da Bolivia que con financiamiento del BID y apoyo en coordinación de Red Gealc concurrieron a conocer las experiencias de software público y datos abiertos de Brasil.

A continuación el comunicado de la SLTI/MP:

Nessa terça e quarta-feira (27 e 28), Técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) estiveram reunidos com representantes do governo da Bolívia para apresentar a experiência de implementação do software livre pelo governo brasileiro e a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA).

Durante a troca de experiência, os bolivianos apresentaram iniciativa semelhante ao Portal do Software Público Brasileiro (SPB), lançada na Bolívia há seis meses. A página brasileira é referência nacional e internacional, reconhecida com prêmios e estudada como arranjo inovador para ampliação das ações de eGov.

"Nosso principal interesse nesse momento é a plataforma tecnológica do governo brasileiro. A nova versão do portal brasileiro é muito interessante", revelou Arsenio Marcial Castellon, coordenador de interoperabilidade e software livre do Ministério do Planejamento e Desenvolvimento da Bolívia.

O SPB disponibiliza soluções públicas de tecnologia da informação sem a necessidade do pagamento de licenças. Lançado há mais de sete anos, o portal teve uma versão beta disponibilizada ano passado.

"O desafio neste momento é o trabalho de criar uma nova geração para o SPB. É necessário ampliar a sua dinâmica, promover reformulações e abranger um modelo de funcionamento que contemple mais ainda a participação social e colaborativa com governos, empresas e indivíduos", explicou Luís Felipe Coimbra Costa, diretor do Departamento de Governança e Sistemas de Informação do MP. 


© 2014 - RedGealc.org
Home  |  Contacto  |  Login
Rss
Twitter
Facebook