HomeHome  |  ContatoContato  |  LoginLogin
19 Octubre 2017 | 12:00 AM
Facebook Twitter Español  |  English  |   Português
    
      
Imprimir
Twitter
Facebook
Software público   |   Por: Facilitador

A Rede Gealc e o Software Público

A Rede Gealc e o Software Público
The Red Gealc, through the Initiative for the Promotion of Regional Public Goods (RPG Initiative) of the Inter-American Development Bank (IDB), will coordinate the creation and implementation of a regional Public Software collaborative mechanism. Involved, for the moment, Argentina, Bolivia, Brazil, Chile, Colombia, Costa Rica, Ecuador, El Salvador, Honduras, Mexico, Paraguay, Peru, Dominican Republic, Uruguay and Venezuela.
Nos últimos anos, as TIC tem tido um papel mais que significativo para atingir grande parte dos objetivos estratégicos definidos no Setor Público (por exemplo, entre 2002 e 2009, o Brasil experimentou um aumento de 227% na quantidade de aquisições federais de software).

Este investimento em recursos econômicos e humanos, juntamente com o tempo necessário para desenvolver, testar, estabilizar e implementar um software, levou os governos da região a buscar optimizar seus esforços, através do desenvolvendo de iniciativas de "Software Público", já que "o software desempenha um papel determinante e é essencial para a capacidade da administração pública de unir forças para desenvolver, usar, modificar e distribuir sistemas de informação que facilitam o cumprimento de objetivos governamentais e sociais" (Estudo de antecedentes primários sobre Software Público. Instituto Uruguaio de Normas Técnicas).



O conceito de "Software Público", que surgiu na primeira década deste século, é uma ferramenta altamente eficaz para enfrentar o desafio mencionado. O primeiro país da América Latina a implementar foi o Brasil, que em 2003 começou com suas primeiras experiências na área, seguido por outros países que se adaptaram e adotaram o conceito em termos de sua realidade (Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela, entre outros), com diferentes graus de desenvolvimento.


Em 2007, a Rede Gealc, com o apoio da OEA e do IDRC, lançou o eGobex, o primeiro esquema regional de intercâmbio de aplicações. Trata-se de uma ferramenta para trocar e transferir aplicações de governo eletrônico, em que os governos nacionais, municipais e locais poderão encontrar soluções e também compartilhar suas próprias, e que se tornou operacional em 2009.

Além do avanço heterogêneo do Software Público na região, um dos desafios fundamentais a ser encarado para o sucesso e a  sustentabilidade de uma iniciativa neste campo é a forma de gerir o conhecimento gerado em torno de uma aplicação de Software Público, a fim de melhorar sua qualidade e evoluir para novas versões do produto em benefício do próprio Estado e da sociedade em geral.


© 2014 - RedGealc.org
Home  |  Contato  |  Login
Rss
Twitter
Facebook