HomeHome  |  ContatoContato  |  LoginLogin
14 Diciembre 2017 | 12:50 PM
Facebook Twitter Español  |  English  |   Português
    
      
Imprimir
Twitter
Facebook
Datos abiertos   |   Por: Administrador

Red Gealc e os dados abertos

Desde o seu nascimento em 2003, a Rede GEALC tem sido o espaço em que os países da América Latina e do Caribe compartilham conhecimentos, práticas e abordagens estratégicas para o governo eletrônico, com o apoio de suas organizações de condução (OEA, IDRC, BID). Dados abertos não podem ficar alheios a esta cooperação horizontal.

Foi assim que o eixo de trabalho 2011-2012 foi o projeto "O Cidadão e o Governo Eletrônico nas Américas", financiado pelo International Development Research Centre (IDRC do Canadá).

A partir da articulação entre seus dois componentes, o de pesquisa (coordenado pela Organização Universitária Iberoamericana) e o de políticas públicas (coordenado pela OEA), surgiu a evidência empírica resultante da pesquisa para o desenvolvimento de agendas nacionais e regionais que procuraram avançar com o e-Government "como uma ferramenta para melhorar a equidade no acesso aos serviços públicos, a participação cidadã na elaboração de políticas públicas, a transparência nas ações do governo, além da legitimidade dos processos de governança democrática.


Neste contexto, foi realizada a pesquisa "Fatores Técnicos e Econômicos que Facilitam ou Inibem a Implementação de Dados Abertos na Região", selecionada entre mais de 100 propostas em um processo competitivo. A instituição coordenadora foi o Centro de Governo Eletrônico da Universidade Técnica Federico Santa Maria, no Chile, e a equipe principal foi composta por Mauricio Solar, Gastón Concha e Gonzalo Valdés.

Os resultados (que podem ser acessados através de um link na parte inferior desta página) foram apresentados em diversas instâncias políticas e acadêmicas, incluindo a II Reunião Ministerial e IV de Autoridades de governo eletrônico, coorganizada pela Rede GEALC em San José, Costa Rica, em novembro de 2012.

Também foi publicada uma versão impressa e em CD, que foi distribuída às autoridades da região e em eventos como a Conferência Internacional de Dados Abertos (abril de 2013), também coorganizada pela Rede Gealc.


Além disso, de forma permanente, as ações específicas de dados abertos são destaque nesta plataforma web de trabalho da Rede Gealc e nos subportais nacionais qua a integram, de todos os países membros da OEA.

(Tradução: Larissa de Oliveira)
© 2014 - RedGealc.org
Home  |  Contato  |  Login
Rss
Twitter
Facebook