HomeHome  |  ContactoContacto  |  LoginLogin
28 Mayo 2017 | 01:48 AM
Facebook Twitter  Español  |  English  |  Português
    
      
Imprimir
Twitter
Facebook

Participação social com Redes de Conhecimento

Participação social com Redes de Conhecimento
Para promover o debate de novas tecnologias que facilitem a prestação de serviços públicos digitais, o acesso à informação e a participação social, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) instituiu nesta sexta-feira (30) as Redes de Conhecimento. Todos os cidadãos brasileiros poderão participar destes grupos. A portaria nº 290 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

“Não criaremos um governo digital sem a participação da sociedade. Precisamos do apoio da academia, empresários e de todos os cidadãos interessados para conseguirmos transformar digitalmente o governo brasileiro”, afirma Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do MP. Segundo o secretário, somente com o uso de tecnologia o governo brasileiro conseguirá melhorar a prestação de serviços públicos.

Outros objetivos das Redes de Conhecimento são compartilhar conhecimento e formular propostas de padrões, políticas, guias e manuais. A princípio, serão criadas 16 redes. Entre elas estarão a de governança digital, governo aberto, serviços públicos digitais, software livre e público, acessibilidade, computação em nuvem e cidades inteligentes.

“Vamos poder criar outras redes a partir de assuntos estabelecidos na Comissão de Coordenação do SISP. Todo este nosso trabalho será divulgado para a sociedade no Portal de Governo Eletrônico (GOV.br)”, explica Pagotti.

A criação das Redes de Conhecimento está prevista no Decreto nº 8.638, que estabeleceu a Política de Governança Digital. A partir da política, foi formulada a Estratégia de Governança Digital (EGD), documento que orientará as ações de Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC) até 2019. A EGD tem validade para os mais de 220 órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

O SISP é a estrutura usada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TIC na administração direta, autárquica e fundacional.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
© 2014 - RedGealc.org
Home  |  Contacto  |  Login
Rss
Twitter
Facebook