HomeHome  |  ContatoContato  |  LoginLogin
27 Marzo 2017 | 04:26 PM
Facebook Twitter Español  |  English  |   Português
    
      
Imprimir
Twitter
Facebook
Software público   |   Noticias Brasil   |   Por: usuario.senatics

2° Oficina Internacional do Software Público

Brasilia, 12 y 13 de marzo

 2° Oficina Internacional do Software Público

Representantes de 15 países da América Latina e Caribe estão reunidos no Ministério do Planejamento (MP) para participar da 2° Oficina Internacional do Software Público. O evento é uma parceria do ministério com a Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe (Red Gealc) para ampliar o processo de geração e apropriação das ferramentas de software público na região. A oficina será realizada no Salão Nobre do MP até a próxima sexta-feira (13).

Para Miguel Porrúa, especialista líder em Governo Eletrônico, Divisão de Capacidade Institucional do Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Brasil é o líder mundial nas ações de software público. “Promover essas soluções não vai gerar somente avanço na agenda digital, mas também vamos dar as ferramentas e recursos para nossos governos utilizarem em outros temas”, declara.

A política brasileira para a utilização de soluções públicas foi iniciada em 2007 com a criação do Portal do Software Público Brasileiro (SPB). Atualmente, o sítio possui mais de 170 mil usuários cadastrados e 72 soluções disponibilizadas para a administração pública, empresários, desenvolvedores e a sociedade em geral.

“Nosso desafio é mudar a linguagem como as entidades governamentais se comunicam, organizam e compartilham suas informações para a prestação de serviços governamentais. Neste sentido, o software público desempenha um papel essencial”, explica Cristiano Heckert, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP. Para o secretário, a proximidade e troca de experiência com os países latinos americanos é importante, pois o Brasil ainda tem muito a aprende para construir um modelo de negócios sustentável a longo prazo.

A Red Gealc reúne autoridades de governo eletrônico dos países da América Latina e Caribe para dar apoio a políticas com foco no cidadão e nas populações mais vulneráveis. Além do Brasil, participam do evento representantes da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Republica Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Novo sítio

SPB disponibiliza soluções públicas de tecnologia da informação sem a necessidade do pagamento de licenças. Lançado há mais de sete anos pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), o portal teve uma nova versão beta disponibilizada ano passado. O desenvolvimento contou com a participação da sociedade, pesquisadores de instituições públicas e privadas e do governo federal.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

© 2014 - RedGealc.org
Home  |  Contato  |  Login
Rss
Twitter
Facebook