


Assinatura digital transfronteiriça
A linha de trabalho da Rede GEALC sobre serviços digitais transfronteiriços é implementada com o apoio da Iniciativa de Bens Públicos Regionais (BPR) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Busca desenvolver capacidades e apoiar a implementação da assinatura digital, autenticação e interoperabilidade transfronteiriça para serviços digitais transfronteiriços, a fim de acelerar sua adoção no ambiente regional, fortalecendo as transações eletrônicas confiáveis e seguras como um impulso para a economia digital e o governo digital em uma estrutura de integração.
Para isso, o foco está nos modelos e aplicativos práticos a serem implementados em três velocidades, levando em conta os diferentes graus de progresso digital e as realidades sub-regionais, com ênfase na geração de consenso técnico.
Na Reunião Ministerial anterior, realizada em Lima em 2022, foram apresentados a “Lista Confiável” e o Acordo Regional das Américas sobre Assinaturas Digitais Transfronteiriças (veja link).
No Brasil, em 2024, está prevista a apresentação dos avanços na autenticação digital transfronteiriça que chamamos de Mercosul Cidadão Digital.
Links
Mais informações nesse link.